segunda-feira, 29 de agosto de 2011

As cólicas do bebê são algo normal


Está aí um dos problemas mais comuns das crianças. As cólicas são muito freqüentes especialmente nos três primeiros meses, quando o sistema digestivo ainda não está bem amadurecido. Na verdade, como todo o restante do corpo, órgãos como o estômago e o intestino ainda estão aprendendo a funcionar.
Os sintomas são fáceis de perceber e não há motivo para os pais se desesperarem. “Nesse período inicial, é bom lembrar, a cólica é considerada algo normal. Algumas crianças têm mais e outras menos”, afirma a nutricionista Tessa Guimarães, do Hospital da Criança Santo Antônio, em Porto Alegre.

Sinais de cólica
Quando a criança está sentindo o desconforto provocado pela cólica ela normalmente se contrai, como se estivesse se contorcendo, e costuma flexionar a perna. É possível ajudar o pequeno a se livrar desse incômodo (ou, ao menos, diminuir o sofrimento). Procure fazer massagem na barriga, sempre de cima para baixo ou no sentido anti-horário, que é o mesmo do caminho intestinal.
Aquecer o local também ajuda. A gastroenterologista pediátrica Dorina Barbieri, de São Paulo, aconselha esquentar a barriga da criança com uma fralda aquecida pelo ferro de passar ou com uma bolsa de água morna. A estratégia, segundo ela, ajuda a aliviar a dor.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário